sábado, 12 de abril de 2014

Resenha: A Culpa é das Estrelas

   

   Oii
   Hoje trago pra vocês mais uma resenha. Demorei um tempo pensando em qual seria o próximo livro que eu faria resenha, e encontrei um perfeito! Dessa vez é sobre um livro internacional famosíssimo chamado A Culpa é das Estrelas do John Green!
   Tenho uma coisa para confessar antes de fazer essa resenha. Eu li o livro a pouco tempo e sim foi porque muitas pessoas estavam comentando. Mas antes que você diga qualquer coisa, não, não foi porque é modinha. Eu conhecia o livro muito antes de as pessoas começarem a postar fotos no Instagram e dizerem o quanto é bom pra todo mundo. Mas eu estava com medo. Na época, as pessoas que liam me diziam o quanto era triste, que faziam rios de tanta lágrima, que era o melhor livro que tinham lido até então e que era realmente muito bom. Meu medo era de ser a única pessoa a dizer o contrário disso. Nunca é legal colocar expectativa demais nas coisas e quebrar a cara.
   Então eu resolvi arriscar e aqui estou eu fazendo a resenha. E cara eu nem sei se tenho palavras para descrever esse livro.

Título: A Culpa é das Estrelas 
{Original: The Fault in Our Stars}
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
N° de págs: 288
Nota: 5 estrelinhas *****
No Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/247555-a-culpa-e-das-estrelas

Sinopse: Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.
Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A Culpa é das Estrelas é  a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.

Resenha: Primeiro de tudo: Esse livro é realmente encantador (e triste, muuuuuuuuito triste). Hazel Grace é uma garota de dezesseis anos. Com câncer. Ela basicamente não tem muitas esperanças sobre sua vida porque é justamente o que se espera de crianças e adolescentes com câncer. A depressão e estar assim é só um efeito colateral de estar morrendo. Todos estamos morrendo, mas parece que quem essa doença está fazendo isso mais rápido. É duro, mas ela continua a vida tendo de respirar por dois tubinhos em seu nariz e um carrinho com um cilindro de oxigênio ao lado para todo lugar que for, incluindo o Grupo de Apoio, onde tem de ir obrigatoriamente. Tudo começa a mudar quando ela conhece Gus (Augustus Waters), - no Grupo de Apoio, o mesmo que ela já nem tinha mais vontade de frequentar - um ex jogador de basquete com osteosarcoma que teve de amputar uma de suas pernas. Os dois acabam descobrindo o amor real e junto dele o motivo pelo qual devemos lutar pelas nossas vidas. Lutar pelo que se acha certo.
A história é forte, traz pontos de reflexão interessantes e detalhes tão realísticos que nos fazem acreditar que os personagens são realmente reais (desculpe o trocadilho). Nos fazem sentir suas emoções. Hazel e Gus têm de lutar contra o câncer da melhor maneira possível e acredito que ler esse livro é como um ensinamento. Uma lição de vida. Todos nós temos inseguranças, medos, alegrias, agitações, tristezas e complicações, mas se soubermos como juntar tudo isso, e mais, de uma maneira agradável, podemos fazer da nossa vida - por mais que falem que seja curta - a melhor coisa que já nos aconteceu.
A Culpa é das Estrelas é cativante e triste. Você vai entrar no livro e se apaixonar por ele. E acima de tudo perceber que nem mesmo uma doença crônica como o câncer pode interferir no amor. O amor pode salvar vidas e ajudar a viver melhor.


   Sinceramente, a única coisa da qual me arrependo é do medo da possibilidade de não gostar. Que besteira! Esse livro (não importa se é modinha ou não) é realmente maravilhoso! Me fez chorar horrores no meio de uma biblioteca super silenciosa! Eu gostaria de ter lido antes, porque essa história vai para sempre ficar na minha cabeça.
   E sabe o que é o melhor (Ou pior, não sei)? A personagem principal foi inspirada (e não exatamente igual a ela) em uma menina real chamada Esther que também tinha câncer (lançaram até um livro sobre ela que eu estou com mega vontade de ler, A estrela que nunca vai se apagar), mas que acima de tudo aspirava pela vida. Porém infelizmente, ela morreu cedo demais e não pode ler o livro e perceber que uma pessoa como ela não é muito diferente das outras e que com seu astral e grande personalidade podem ajudar mais pessoas e mudar a visão do mundo.


   "- Meus medos?
   - É.
   - Eu tenho medo de ser esquecido." pg. 18

   "Talvez O.K venha venha a ser o nosso sempre - ele disse
      - O.K. - falei." p. 72

    " Mas eu não consigo organizar minhas ideas {...}. Meus pensamentos são estrelas que eu não consigo arrumar em constelações." pg. 281

   Muitas pessoas me perguntam por que o livro tem esse nome, mesmo algumas que já leram a história. Você quer descobrir por que? Diga Okay.
    E leia o livro.


 Bia


2 comentários:

  1. Tenho vontade de ler esse livro
    Mas já sei o final

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todo mundo já sabe o final, mas a questão desse livro não é o felizes para sempre do conto de fadas e sim a graça dos caminhos que você leva pra chegar à felicidade e ao amor :)

      Excluir