quarta-feira, 25 de junho de 2014

Resenha: Inverno das Fadas



Oie!
Hoje vou trazer pra vocês mais uma resenha de um livro nacional!
Dessa vez é O Inverno das Fadas da fofíssima Carolina Munhóz!

Título: O Inverno das Fadas
Autora: Carolina Munhóz
Editora: Fantasy - Casa da Palavra
N° de págs: 304
Nota: 3,5 estrelinhas
No Skoob: O Inverno das Fadas

Sinopse: EXISTEM PESSOAS NORMAIS em nosso planeta. Homens e mulheres simples que nascem e morrem sem deixar uma marca muito grande ou mesmo significativa na humanidade. Mas existem outros que possuem talentos inexplicáveis. Um brilho próprio capaz de tocar gerações. Como eles conseguem ter esses dons? De onde vem a inspiração para criar trabalho maravilhosos? São cantores com vozes de anjos, artistas com mãos de criadores e escritores imortais. Existe uma explicação para isso. Sophia é uma Leanan Sídhe, uma fada-amante, considerada musa para humanos talentosos. Ela é capaz de seduzir e inspirar um homem a escrever um best-seller ou criar uma canção para se tornar um hit mundial. A fada dá o poder para que a pessoa se torne uma estrela, um verdadeiro ícone, ao mesmo tempo em que se aproveita da energia do escolhido para alimentar-se. Causando loucura. E MORTE.

Resenha: A pergunta é como não gostar de fadas? São sempre tão lindas, vivendo em seu mundo mágico, ajudando os humanos com sua varinha de condão... Opa! Peraí. Será que as fadas são assim mesmo? Carolina Munhóz nos apresenta um tipo de fada diferente daquele que estamos acostumados. Extremamente bonitas, com poderes, sedutoras e com assas magníficas? Sim. Boas para os humanos que realizam seus sonhos? Nem sempre. Em O Inverno das Fadas mergulhamos no mundo de uma Leanan Sídhe, Sophia ColdHeart , que para sobreviver precisa seduzir homens humanos artistas, ter noites e noites de amor com eles e fazê-los se tornarem loucos por ela. À esses homens é dado o dom de serem os melhores nas artes que fazem,  mas em troca disso a fada suga suas energias e aos poucos vai levando-os a morte, geralmente o suicídio. A cada vítima, um risco em seu belo corpo.
   O que tenho para falar desse livro? Bem... Ele me surpreendeu bastante. Eu já conhecia o trabalho da Carolina Munhóz, pois li A Fada e Feérica (ambos ainda terão resenha aqui no blog) antes dele, mas ainda sim não imaginava uma história como essa.
Uma Leanan Sídhe vive aparecendo para artistas por mera sede de sobrevivência, mas seria possível que uma delas se apaixonasse por sua própria vítima? Pois bem. Isso acontece com Sophia. No começo determinada a seguir em frente com seu destino, mas depois percebeu que sua mais nova vítima, o então escritor William Bass, parecia ter um estranho encantamento sobre ela. Sophia estava apaixonada por alguém que deveria matar para que continuasse viva. Ela deveria decidir entre morrer pelo amor para que pudesse deixá-lo viver em troca de dias amorosos ou matá-lo para que ela pudesse viver sem ele. Um dilema difícil esse, não é? O que acontece? Só lendo o livro pra saber! ;)
Uma vez li em uma entrevista que a autora deu, que em seus livros ela costuma escrever sobre sensualidade porque suas personagens além de serem fadas, têm 18 anos normalmente, e as garotas dessa idade na maioria das vezes são retratadas como virgens, quando na vida real muitas delas não são. Por esse motivo ela tenta escrever de modo que possa passar a realidade, mesmo em um ambiente mágico como o mundo das fadas. Gosto bastante disso na Carol porque ela gosta sempre de fazer suas personagens tão reais como se pudéssemos tocá-las mesmo quando não podemos. Justamente por isso me surpreendi, porque esperava um tema leve e descontraído ou mesmo engraçado sobre um ritual de fadas no inverno, quando na verdade me deparei com uma história totalmente diferente, e em alguns sentidos até pesada. Você nunca mais pensará nas fadas do mesmo jeito. Nem todas as criaturas mágicas são feitas para o bem e o amor. Mas elas podem escolher esse lado.
  Esse livro é mágico, encantador, sensual e às vezes dramático. Fadas fofas e meigas com varinhas de condão? Não nesse livro. Eu recomendo, apesar de que não acho que seria uma boa leitura para crianças e adolescentes de até uns 15 anos mais ou menos.  Mesmo assim 3,5 estrelinhas pelo trabalho incrível da Carol! Logo mais os outros livros dela estarão resenhados aqui no blog também! Apesar de não ser uma nota lá muito alta, a questão é que o livro me deixou um pouco agoniada em alguns momentos porque tem um tipo de estória bem diferente do que estou acostumada a ler - livros com temas mais leves - e acho que minha reação com ele deve ser normal. Meu favorito ainda é Feérica que é mais engraçado e divertido.
  Apesar desses comentários, eu adoro muito a Carol e sei o quanto ela tem potencial de ser uma escritora incrível. Parabéns Carol, mesmo alguns dos livros serem diferentes do que eu estou acostumada a ler, acredito demais que a gente primeiro tem de provar pra ver se gosta! Muito obrigada por ter criado esse livro, para eu ir me organizando quanto ao que eu gosto ou não gosto! Outra coisa também é que ela é super carinhosa com seus leitores, tanto pessoalmente, quanto na internet, e isso é simplesmente incrível! 
Espero que tenham gostado da resenha! :)

Bia
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário